segunda-feira, 23 de maio de 2016

Como cuidar da minha Tattoo?

Como cuidar de sua tatuagem?

Nosso tatuador, Mateus Wolf fala um pouco sobre suas recomendações e da umas dicas.
"Já utilizei alguns métodos diferentes de cuidados nas minhas tatuagens, e hoje indico da forma que achei que melhor deu certo comigo (que me foi ensinado e aprovado). Então vamos lá!"

Após a Tattoo:
Quando acabo a tatuagem do cliente o que faço é limpar a região, passar a vaselina e enrolar um plástico filme.
Porque?
A vaselina é utilizada na medicina em casos de queimadura, pois tira a sensação de ardor, quando é feita a tatuagem e a pele machuca, a vaselina dá uma aliviada.
Quando acaba de fazer a tatuagem, começa a sair um liquido misturado com a tinta que é chamado de linfa. O plástico vai evitar que a linfa manche sua roupa e irá evitar qualquer bactéria de entrar em contato com sua pele.

Chegando em sua casa:
Os cuidados após saída de studio é tirar o plástico e lavar a tatuagem apenas com água e sabonete antibacteriano (Protex). E ir lavando 3 vezes ao dia. O plástico deve ser usado apenas ao dormir, ou quando for entrar em contato com produtos de limpeza, ou ambientes infectados (se o cliente trabalha em hospitais por ex.).
Durante os 3 primeiros dias não há necessidade de utilizar pomada cicatrizante. No 3° ou 4° dia, o cliente pode começar a utilizar a pomada até cicatrizar.
Porque?
O plástico deve ser usado antes de dormir, porque pode acontecer de grudar pelos de cobertas na sua tatuagem. , ou algum ácaro dar uma passeada pela sua tatuagem.
Quaisquer produtos de limpeza podem acabar infeccionando.
O uso do plástico pode ser utilizado também no caso de ter que usar uma roupa muito apertada, e para não machucar a pele, o plástico é uma boa saída. Em outras circunstâncias é desnecessário, pois abafa muito o local, principalmente no calor.
Algumas pessoas são alérgicas ao plástico filme, então nesses casos, passe longe.
Utilizar só água sem sabonete, porque pode dar reação alérgica em algumas pessoas, mas se usar, indico sabonete Dettol ou Protex que são antibacterianos, ou sabonetes neutros.
Nos primeiros dias, sua tatuagem é uma ferida aberta, portanto, todo cuidado é pouco!
 
Em relação as pomadas, qual devo usar? Qual você recomenda?
Após o 3° dia, eu recomendo usar ou Bepantol derma, ou dexpantenol, que cicatrizam bem. A Bepantrix não gosto de recomendar porque algumas pessoas têm reação alérgica, como já ocorreu com uma cliente minha em uma pigmentação vermelha. A Cicatenol eu acho fraca. Fora essas, existem algumas pomadas fabricadas propriamente para tatuagem, como as da long life e da Amazon.
Nebacetin, muitos tatuadores não recomendam, eu não prefiro recomendar. Nebacetin tem neomicina que despigmenta a cor.
Fibrasi é a pomada que achei mais eficaz, porém não pode ser mais comprada sem prescrição médica.

 O que não passar no tempo de cicatrização:
Álcool, pomadas com neomicina, dexametasona, pomadas infantis, cremes e óleos hidratantes, protetor ou bronzeador solar, toalhas sujas.
Porque?
O Álcool (já me falaram que tem gente que usa) irrita a pele, e vai arder, não tem muito o que falar.
Pomadas com neomicina, não ajudam na cicatrização, pois podem causar hiper-cicatrização, ficando em relevo, ou despigmentando a cor. E a dexametasona não é cicatrizante.
Esse tipo de pomada serve apenas para peles infeccionadas, que podem ajudar em tatuagens inflamadas (aquelas bem feias com pus).
Pomadas infantis como Hipoglós ou dermodex não devem ser utilizadas, porque não auxiliam na cicatrização (mas tem quem use).
Cremes e óleos hidratantes, e protetor solar podem te causar reação alérgica. Bronzeador solar (acreditem já me perguntaram se podia usar), bem, queima a tatuagem, o que não queremos.
Toalhas sujas são ninhos de bactérias, podendo infeccionar sua tattoo, o melhor é utilizar papel toalha (sem esfregar) para secar o local, até é menos dolorido.

Alimentos que devem ser evitados:
Carnes gordurosas (embutidos, porco), chocolate, queijo, bebidas alcoólicas, drogas, pimentas e outros
condimentos muito fortes, ovos, e frutos do mar.
Porque?
Porque infeccionam, algumas pessoas passam numa boa, mas uma grande maioria tem problemas, principalmente com carne de porco e frutos do mar. Eu mesmo, se comer pimenta na época de cicatrização da tatuagem, a mesma começa a queimar. Um cliente meu inflamou a tatuagem e o piercing depois de comer pizza que tinha atum. Então todo cuidado é valido.

Locais a Evitar:
Praias e piscinas.
Porque?
Praia é igual a água salgada, e piscina é igual a água com cloro, essa misturinha é um ótima, para uma boa inflamação.

Após Cicatrização:
Muito creme hidratante, para não ressecar a pele + tatuagem e protetor solar (preferencia fator 50) para não queimar.

Finalizando:
Fora essas dicas, o que posso dizer é, NÃO coçar, NÃO esfregar, e não deixe seus amigos darem tapas na sua tatuagem.

E aqui nossa cartilha de cuidados básicos para a tattoo:

Gostou? Comente aí e compartilhe com os amigos ;)

26 comentários :

  1. Show! Eu só uso o plástico filme depois que finalizo. Quando eu chegar casa, lavo a tatuagem e troco toda a roupa de cama e lençóis. Sobre a piada, tb só passo no terceiro dia.

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem? Será que consigo uma dica? RS fiz duas tatuagens há uma semana e meia, uma está perfeita e a outra está péssima. Muito inflamada e disforme. Mas detalhe: só onde foi pintada de vermelho. Uma das partes que era um pingo em forma de coração não tinha contorno preto e virou um borrão inchado, a outra que era um laço com contorno preto infeccionou. Estou tomando antibiótico, antiinflamatório e passando pomada antibiótica, me indicaram a contractubex pros relevos disformes pois diz que é cicatriz hipertrófica. Li muito sobre reação a pigmentação vermelha, mas será que infecção também é reação de pigmento? Será que esse pingo disforme volta a ser um coração? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou c o mesmo problema. Como ficou a tattoo? Oq vc passou?

      Excluir
  3. alguém me ajuda. fiz uma tatuagem a 1 mês e a 2 semanas deram um super tapa nela e ela ficou em alto relevo. vai ficar assim pra sempre? ou volta pro normal? tem algo que eu possa passar pra melhorar?

    ResponderExcluir
  4. tatuei hoje i nao aplicaram o plastico, u cara aplicou vaseline parece que a tinta ta saindo, Eh normal????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dalton, fiz uma hoje também, e aconteceu a mesma coisa, l tatuador so aplicou a vaselina, chega em casa, lava ela na agua fria pra tirar os corrimentos, e pronto, o resto e cuidados diarios, mas cuidado, tatuagem e uma coisa mt seria, pode te trazer serios riscos de saude se nao cuidar... Abraço

      Excluir
    2. Você pode por o plastico, para dormir, quando for usar produtis quimicos , e proteger da poeira etc ...

      E sobre a tinta sair ...
      Deve ser a linfa , as tatoo recente feitas, liberam um liquido que se mistura com a tinta chamado linfa, isto è normal.
      Lave sempre com sabonete anticeptico e use pomada adequada 3x ao dia ...

      Excluir
  5. É normal a tinta sair mais com vaselina ou com produtos à base de petróleo do que com outro componente. É uma informação amplamente divulgada.

    ResponderExcluir
  6. Fiz uma tattoo no pé a 10 dias, e apenas em um local pequeno criou uma casca igual de machucado, que saiu sozinha nos banho. Mas o local está saindo uma secreção, e parece ter danificado a tinta nessa parte,será que volta ao normal? .....e não parece está cicatrizado então eu estou usando a dexametazona desse local.Não parece está inflamado, acredito que seja porque eu bati sem querer forte nessa parte que criou a casca mais grossa. Estou fazendo certo?

    ResponderExcluir
  7. Cara minha tattoo está inflamada, me recomendaram um antiinflamatório ou amoxicilina por 7 dias. A duvida é, como está pouco, não seria melhor mudar a pomada para uma cicatrizante? Estou usando uma que é d-pantol + oleo de andiroba que me foi dado pelo tatuador

    ResponderExcluir
  8. Posso passar a pomada acetato de dexametasona na tatuagem tô em dúvida s * e se eu não pasaar nada tem muita chance de inflamação ou outra coisa tipo isso* ?!!!!

    ResponderExcluir
  9. Nao e recomendwvel uso de dexametasona

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber se a pomada Berlison (acetato de hidrocortisona) pode ser usada na tattoo. Acabei de fazer uma e tenho essa dúvida...

    ResponderExcluir
  11. Ola boa tarde , tem 3 dias hj q fiz uma tatoo , de ontem pra hj amanheceu cheia de bolhinhas , oq faço ? :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha también apareceu cheia de bolihas que debo fazer

      Excluir
  12. Ola boa tarde , tem 3 dias hj q fiz uma tatoo , de ontem pra hj amanheceu cheia de bolhinhas só em uma parte dela , oq faço ? :/

    ResponderExcluir
  13. Durante o processo de descamação corca muito. Pode passar algo? O que?

    ResponderExcluir
  14. Amei as dicas acabei de fazer uma tatuagem e estou adorando saber tudo isso muito obrigado🙆‍♀️😘😘

    ResponderExcluir
  15. Minha tatuagem está com bolinhas o que faço?

    ResponderExcluir
  16. Fiz minha tatuagem mas esta cheia de bolinhas nas parte sombreadas oque faço??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi melhorou
      fiz a uma grande no braço e ta cheio de bolinha vermelha

      Excluir
  17. Amanhã faz uma semana q fiz uma tatoo e estou usando bepantrix 2x ao dia estou fazendo o certo?

    ResponderExcluir
  18. Oi, o que você acha sobre a sulfadiazina de prata? Recomenda?

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde pode passa hipoglos na tatu

    ResponderExcluir